Quando falamos em dieta balanceada, não significa nunca mais comer o que você gosta, muito pelo contrário! Não existe alimento “bom” ou "ruim", todos são necessários em nossa alimentação e representam algum benefício para nosso organismo.
O importante realmente é conhecermos o valor nutricional de cada alimento e incluir em nossa dieta diária os que fazem bem a saúde tentando evitar os excessos.
O ideal é comer um pouco de tudo
- Variedade: não há um único alimento que forneça todos os nutrientes necessários. Uma dieta variada inclui alimentos diferentes que juntos atendem às recomendações nutricionais.
- Equilíbrio: uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas de cada grupo alimentar, provendo as calorias e nutrientes necessários para as atividades do dia. A idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada. A reeducação alimentar é recomendada para todos, portanto, procure um nutricionista.
- Moderação: selecionar as comidas e bebidas com cuidado ajuda a controlar as calorias e quantidades de gordura, colesterol, gordura saturada, sal e açúcares. Portanto, pare e pense antes! Refletir sobre o que se vai comer, proporciona maior flexibilidade na alimentação.
A pirâmide
Na pirâmide alimentar abaixo estão indicados a quantidade de porções diárias ,em média, que devemos ingerir de cada grupo alimentar para mantermos uma alimentação saudável. Monte seu cardápio de acordo com suas preferências, montando uma dieta balanceada e nutritiva.
Bons hábitos alimentares nos ajudam a atingir o peso ideal de forma saudável e sem passarmos fome! Ah, e não esqueça de ingerir bastante líquidos e praticar exercícios físicos regularmente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário