sexta-feira, 12 de março de 2010

A importância da reeducação alimentar

Confesso que foi a duras penas que consegui transformar a minha alimentação e tornar o meu cardápio mais saudável. Não é tão fácil quanto parece, pois comer é tão natural e prazeroso que quase não paramos para pensar nessa ou naquela comida. Isso acontece porque comemos o que gostamos, mas principalmente, comemos o que estamos acostumados. Pode parecer distante, mas seus hábitos alimentares desde criança refletem a sua maneia de comer hoje.

Um argumento que sempre usei como desculpa para a minha consciência não pesar era o da rotina puxada. Acordar cedo, muitas vezes estudar, todo dia trabalhar, solucionar problemas, pagar dívidas, fazer o social com amigos e parentes e tentar resumir tudo isso em um dia, não é fácil! Mas, a rotina puxada não é novidade para ninguém, todos nós sabemos e todos nós passamos... e no fim das contas, a rotina até ajuda a manter os hábitos. Tive que assumir que esta desculpa estava começando a ficar esfarrapada! Tá bom, confesso mais uma vez: tive que ganhar uma gastrite momentânea, uns quilinhos a mais e uma bronca médica. Pronto, falei!

Quebrei o tabu e fui a um nutricionista. A consulta foi ótima e a dieta melhor ainda! Esclareci minhas dúvidas e me surpreendi quando li o cardápio que ele havia me indicado, nenhuma restrição alimentar foi imposta. O combinado entre nós – eu e a dieta – foi simplesmente uma reeducação alimentar: comer de três em três horas... convenhamos, que de sacrifício isto não tem nada!

Dieta para todos

Uma dieta balanceada, feita para uma pessoa que não apresenta nenhum tipo de restrição alimentar, doenças patológicas ou qualquer tipo de alteração no funcionamento do organismo, segue a linha dos valores energéticos da pirâmide alimentar e seu intuito é reestruturar o cardápio de forma que você se adapte as refeições de maneira natural. Assim, o nutricionista conseguiu me convencer, me mostrando que dietas não são apenas para pessoas com diabetes, pressão alta ou para pessoas que querem emagrecer. Estes profissionais estão ali para te conscientizar que a reeducação alimentar é a única maneira de manter-se bem e de envelhecer com saúde. Por tanto, seja qual for o seu objetivo, procure um médico, ele só irá te ajudar.

* Esta é uma dieta básica com o intuito de reeducação alimentar:

Café da manhã 7:00h

Leite semi desnatado - 1 como de 300ml

Pão integral Light - 2 fatias

Requeijão Light - 2 pontas der faca

Fruta - ex mamão


Lanche da manhã 10:00h

Barra de cereais - 1 unidade

Fruta - ex banana


Almoço 13:00h

Arroz (de preferência integral) - 1 colher (servir cheia)

Feijão ou soja - 3 a 4 col de sopa

Carne, frango ou peixe (cozido, assado) - tam da palma da mão

Salada e legumes - à vontade

Suco de fruta - 1 copo de 300ml


Lanche da tarde 16:00h

Pão integral - 2 fatias

Peito de peru - 1 fatia

Requeijão Light - 2 pontas de faca

Suco de frutas - 1 como de 300ml


Janta 20:00h

idem ao almoço - uma colher rasa (evite feijão)

acrescente mais verduras a noite - á vontade


Nenhum comentário:

Postar um comentário