Correr não requer qualquer equipamento especial, tão pouco exige que você seja um super atleta. Um bom par de tênis, short, camiseta - no caso das mulheres - e uma certa vontade de tentar são as únicas coisas que você precisa para começar a correr. Por isso, correr é tão gostoso! Porque é um esporte democrático, praticado ao ar livre e todos podem se arriscar a dar seus trotes. Comece com uma boa caminhada e quando se sentir confortável com suas andanças, corra!
Corra, mas corra no seu rítmo e tome algumas precauções básicas - nunca corra em jejum, se hidrate com frequência e faça um breve alongamento ao final do percurso - isto todo bom corredor já está careca de saber. Por isso, a dica de hoje é: preste mais atenção ao seu calçado! Ele é a peça principal na execução de uma boa corrida.
Em um dos laboratório de educação física da Universidade de São Paulo foram feitos dois testes com atletas de maratonas. O primeiro, mediu o impacto da pisada de um corredor durante o percurso feita com um tênis novinho. No segundo teste mediu-se o impacto da pisada do mesmo corredor só que com um tênis que já havia andado 500 Km. Os resultados foram surpreendentes! Quando o calçado estava novo o impacto com o chão foi bem maior do que com o sapato usado. Ou seja, o tênis velho se ajustou a pisada e ao peso do corredor. O mesmo tênis chegou a 1 mil Km, em testes seguintes, sem oferecer nenhum risco de lesões ao atleta.
Façamos um cálculo para entender o que isso significa:
Se você corre ou caminha 6 Km por dia, três vezes por semana, significa que faz um total de 18 Km por semana. Neste rítimo o tênis para aguentar bem até os 1 mil Km poderia ser usado por 55 semanas ou aproximadamente 1 ano e 2 meses. Portanto, vamos desmistificar a magia do novo e repensar nosso desdém pelo velho de guerra. Tênis de corrida precisa ser bom, não necessariamente novo. Evite gastar dinheiro a toa. Mas, fique de olho para aposentá-lo quando necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário